Estátua Zumbi dos Palmares no centro de Duque de Caxias, homenagem ao líder da resistência contra a escravidão e preconceito.

No centro de Duque de Caxias, mais precisamente no cruzamento da Nilo Peçanha com a José de Alvarenga, há uma estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares. Quem passa pelo lugar logo se depara com a imagem de um homem negro segurando uma lança acima da cabeça e percebe que em meio ao êxtase do consumismo há uma grandiosíssima herança histórica cultural, estampada pela imagem do símbolo da luta contra a escravidão.

36161

Mesmo tendo nascido livre, Zumbi dos Palmares líder do Quilombo dos Palmares, foi capturado enquanto ainda era criança, ele foi entregue a Antônio Melo padre jesuíta católico e recebeu o nome de Francisco após seu batismo. Foi educado e cuidado, mas aos 15 anos de idade fugiu de Porto Calvo e foi viver no Quilombo, onde passou a ser chamado de Zumbi pela comunidade.

20291910

Zumbi dos Palmares é o ícone da luta contra a escravidão e preconceito no Brasil.  Ele nasceu em 1655 em Alagoas, representou a resistência à escravidão no período colonial. Líder do Quilombo formado por escravos fugitivos dos senhores de engenhos, índios, brancos pobres expulsos das fazendas, alcançando cerca de trinta mil habitantes que neste lugar eram livres.

Em 1675 o lugar que dava a liberdade a seus moradores é atacado pelos soldados portugueses, por sua vez Zumbi retruca em prol da defesa de seus iguais sendo considerado grande guerreiro. Após a luta os soldados retiram-se e vão em direção a cidade de Recife. Cerca de três anos depois Palmares foi contra ao acordo que o governador da província de Pernambuco ofertou ao líder Ganga Zumba, indagando que enquanto os negros das fazendas ainda continuassem a ser aprisionados ele não admitia a liberdade dos quilombolas.

Em 20 de novembro Zumbi dos palmares fechou seus olhos pela última vez e neste dia é comemorado nacionalmente o Dia da Consciência Negra.

Adryenne Rodrigues

Fonte:

https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/zumbi_dos_palmares.htm

http://lurdinha.org/site/zumbi-dos-palmares-de-duque-de-caxias/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s